Meninos e meninas experientes cuidam da saúde e se divertem em encontro do Grupo Viva Bem no clima de Festa de São João no bairro Santa Mônica
16/07/2025 10:15:13
Fotos: Divulgação
Saúde 16/07/2025 10:15:13
Meninos e meninas experientes cuidam da saúde e se divertem em encontro do Grupo Viva Bem no clima de Festa de São João no bairro Santa Mônica
Reuniões acontecem uma vez ao mês na Academia da Saúde daquela região da cidade
Bandeirinhas e balões coloridos para festejar a época junina, movimento do corpo para deixar a atividade física e a saúde em dia e animação para dividir com todo mundo. O segundo encontro do Grupo Viva Bem, mantido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Mônica na Academia da Saúde da região, reuniu a comunidade local em uma tarde cheia de atividade e diversão, recentemente. Desenvolvido pela Secretaria da Saúde, o Viva Bem tem como objetivo principal oferecer suporte emocional, orientação e troca de experiências entre pessoas que enfrentam situações semelhantes em comum, como doenças, tratamentos ou desafios de saúde.
A atividade foi conduzida pela fisioterapeuta, Letícia Tonato Stedile, e contou com a participação da equipe da Unidade de Saúde na oferta de informações sobre o alívio de dores por meio da fisioterapia. Os participantes aprenderam, na prática, alguns exercícios que podem ajudar a aliviar dores e melhorar o bem-estar.
O Grupo Viva Bem visa acolher, informar e tratar pessoas que estejam passando por problemas de ordem emocional, doenças e tratamentos. “Oferecemos um espaço de acolhimento e de escuta, buscando a recuperação através da partilha de sentimentos e da ajuda mútua”, explica a gestora e enfermeira da UBS, Tatiane Matos.
Durante os encontros são abordados diferentes temas, como práticas no cuidado à saúde, motivação, técnicas de autoconhecimento, técnicas para lidar com ansiedade, respiração, meditação, atividades físicas, alimentação e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como auriculoterapia e acupuntura.
Uma vez ao mês na Academia da Saúde do bairro Santa Mônica, o Grupo Viva Bem está aberto a toda a população. As pessoas interessadas podem inscrever-se na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), de forma presencial, ou em uma das reuniões. Para esclarecimentos: 3251-7945.
A Prefeitura de Lages segue na realização de atividades de valorização da experiência e bem-estar das pessoas, e instiga o envolvimento benéfico da comunidade.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!